segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Gelatina Gomas - De que são feitas?

O texto e imagem que se seguem foram copiado na integra daqui:
Fonte: https://www.facebook.com/VEGetariANOSPortugueses?ref=stream 
 

De que é feita a Gelatina,"Gomas"

Um nicho da suinocultura que é pouco divulgado é o da utilização da pele do animal para a produção de gelatina. Mais do que um produto, a gelatina é um ingrediente muito aplicado pela indústria alimentícia na elaboração de iogurtes, gomas e produtos dietéticos.
Já a indústria farmacêutica utiliza a gelatina suína para a produção de cápsulas de remédios e de produtos cosméticos. Sua aplicação também está presente no segmento fotográfico,onde a gelatina é comummente utilizada na revelação dos filmes.
Hoje são produzidas anualmente no País algumas toneladas,de gelatina a partir da pele do suíno. "Além da própria gelatina, a pele suína é destinada para a produção de enchidos.

A história da gelatina remonta a séculos, sendo produzida a partir de couro bovino e suíno, o principal destino da gelatina suína produzida pela empresa é para a confecção de cápsulas e de gomas tipo confeito.
Não existe um cuidado diferenciado nas granjas de suínos para a extracção da pele no animal. Os cuidados da suinicultura moderna visam o suíno como um todo.



Processamento da pele - Durante o abate dos suínos no frigorífico, as carcaças que vão ter a pele aproveitada passam por um processo denominado de esfola (retirada total do couro animal). Os suínos passam por todas as etapas usuais de abate como atordoamento, sangria, escaldamento e depilação, e visceração, divisão da carcaça, esquartejamento e desossa. A esfola é realizada no momento em que ocorre o esquartejamento do animal na linha de processamento.Da pele bruta para a gelatina, a matéria-prima passa por várias etapas de industrialização. "É uma série de operações unitárias que vão desde a hidrólise do colágeno, a purificação da matéria-prima, concentração e secagem.

A pele do animal sofre um pré-tratamento ácido por três dias antes de ir para a etapa de extracção, onde recebe água quente e passa por um processo de extracção de múltiplos estágios. A solução de aproximadamente 5% de gelatina obtida no processo de extracção passa, então, por filtros de alta performance que retiram todo e qualquer resíduo de gorduras e fibras. A pré-purificação é então completa através de filtros. Na sequência, evaporadores a vácuo são usados para esterilizar a solução de gelatina e ao mesmo tempo remover, gastando um mínimo de energia, a água da solução diluída, e concentrar a gelatina até que esta atinja uma consistência de mel.

Com a ajuda de um esterilizador de alta temperatura, a solução de gelatina altamente concentrada passa por mais uma esterilização de segurança. Os passos seguintes são, então, refrigeração e solidificação. Neste último processo a gelatina é "extrusada" e ganha a forma de "esparguete", sendo distribuída uniformemente sobre a esteira de secagem. O ar usado para secagem é filtrado, lavado, desumidificado e descontaminado.

Na saída do túnel de secagem, a gelatina é partida e moída em partículas de tamanho uniforme. "Estes são os passos finais, porém muito importantes do processo, pelos quais a gelatina é preparada para aplicações particulares ou para requerimentos específicos do cliente final.

Pense nisso da próxima vez que utilizar um destes "Produtos"

E441 é gelatina animal
 


GELATINA,DE ONDE VEM E COMO ELA É FEITA


http://www.youtube.com/watch?v=WwfGB8mFzfc

http://www.youtube.com/watch?v=t_vUsVrouwg

http://www.youtube.com/watch?v=p23mg_hB0e4


Têm a certeza que querem dar isto aos vossos filhos? A maioria das gomas industriais, que as crianças tanto apreciam, são feitas a partir de cartilagens e ossos de animais...

4 comentários:

Wise Up disse...

Mas ainda bem que existem algumas alternativas vegetarianas... se bem, que também essas devem ter os seus contras :/

Bombom disse...

Antigamente (No meu tempo, he,he)dizia-se que a Gelatina era feita dos ossos dos bovinos. Hoje, com a evolução das técnicas e das máquinas, naturalmente o leque alargou-se. Não sabia que era feita da pele dos animais. Como não sou vegetariana, não me impressiona o facto de ser de origem animal. O que receio, sâo os produtos que se usam para a "refinar". Esses desconheço quais são, infelizmente. Será que existe gelatina de origem vegetal? Se assim for, devia estar devidamente identificada, para que quem é vegetariano, pudesse optar. Obrigada pela partilha de tanta e boa informação. Bjs. Bombom

Especialmente Gaspas disse...

Tudo o que é processado...... deve ser evitado! Até rimou!
Nada como uma bela maçã ou cenoura crua :)

Unknown disse...

Detesto gelatina, sempre detestei...acho que cheira a peixe podre LOL. Podem ser nóias mas sempre me causou náuseas...bah... A única que consigo comer e fazer é a da marca Gelly-Já que é de origem vegetal. Nota-se uma enorme diferença quer no sabor, quer no cheiro!

Beijinho***