terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Produtos agressivos para bebés

Produto suave para bebé, shampoo extra-suave para bebé, hidratante hipoalergénico para bebé, gel de banho para as peles ultra-sensiveis dos bebés... todos os dias lemos e ouvimos estas frases na televisão, supermercados, parafarmácias e farmácias.

Mas será que estes produtos específicos para bebés são assim tão suaves, tão hipoalergénicos,...? Ou será que estamos desde cedo a acumular nos pequenos e sensíveis organismos, químicos que mais tarde poderão causar problemas?

Será que os produtos específicos para bebé, não são semelhantes aos nossos? Mas as empresas fazem-nos para vender a mais um nicho (bem grande) de mercado... lucro!

O creme hidratante para o corpo que usei no meu filho e que estou (estava?!) a usar agora na minha filha foi comprado na farmácia, é de uma marca bastante conhecida e conceituada mesmo entre os dermatologistas.


Após analisar a formula do produto do EWG, verifiquei que o produto tinha toxicidade 5, numa escala de 0-10. Entre os ingredientes mais polémicos encontrei o bha com toxicidade 9 e fragrance com toxicidade 8.

O BHA é um conservante para prevenir a oxidação de produtos, é usado tanto em cosméticos como em alimentos.Pode provocar problemas endócrinologicos, alergias, imunotoxicidade, bioacumulação no organismo, etc...

Sendo o produto em questão para peles sensíveis e hipo-alergenicas, porque contém fragrance/parfum, um ingrediente que tem um potencial alto grau de alergia?

É muito alarmante quando encontramos ingredientes/aditivos perigosos em produtos voltados para as crianças.
Elas fazem parte do grupo mais vulnerável aos efeitos adversos. Isto porque, a quantidade ingerida/absorvida é proporcionalmente maior para a criança que para o adulto, pois o seu peso é inferior. Mas também, porque as substâncias que têm acção sobre o sistema nervoso central são mais perigosas ao cérebro, dos mais pequenos, pois este ainda está em desenvolvimento.

Assim, os produtos infantis cá de casa, serão certamente os primeiros a trocar por outros, com ingredientes menos tóxicos, mais orgânicos.

E dizem vocês: Para quê? Não se consegue fugir dos ingredientes tóxicos, eles estão em tudo o que nos rodeia, roupa, cosméticos, comida processada, até nos morangos que nascem da terra por culpa dos agroquímicos...
É verdade, não posso fugir de todos, mas se puder evitar alguns principalmente nas crianças cá da casa, será óptimo para a saúde e bem estar deles!

3 comentários:

Wise Up disse...

Bem, que stress! Eu cada vez sei menos o que consumir...

Obrigada pela partilha e esclarecimentos!

Purpaixão, Produtos Naturais disse...

Olá!! Parabéns pelo blog e pelos textos interessantes!! Infelizmente este é um tema que muitas pessoas deviam ter acesso e conhecimento! Foram estes os motivos primários que nos levaram a começar a Purpaixão, a preocupação com o que o nosso filho poe na pele, ele e nós, também! Estes textos estão muito claros e acessiveis. será que os posso partilhar na nossa página? aguardamos resposta :) pode ser pelo facebook ou para purpaixao@gmail.com

Aproveito ainda para dar a conhecer a nossa págin, assim como os nossos produtos, ecológicos, saudáveis artesanais e caseiros.
obrigada!

Especialmente Gaspas disse...

Purpaixão,
Desde que seja indicado o link fonte, tudo bem ;)