quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Testes em animais vs Cosmétcos

Há uns anos atrás, por falta de informação e/ou de alternativas as pessoas usavam produtos testados em animais. Eu própria usava os produtos sem saber desses testes.
Felizmente hoje em dia existem muitas marcas que não testam em animais e muita informação a circular.

Apesar de toda a informação que temos disponível nos dias de hoje acredito que muitas pessoas não sabem que se fazem testes em animais, ou até mesmo que, quando ouvem falar pensam no assunto de ânimo leve, por não saberem do sofrimento a que os animais são submetidos.

Já viu fotos com.... animais a sofrer, animais com mutações, animais com sequelas graves, animais presos a vida toda...? Se visse se calhar já pensava no assunto de forma mais séria.
E, se fossemos nós no lugar dos macacos, dos ratos, dos coelhos, e se o sofrimento fosse nosso?! Consegue-se imaginar a sofrer amarrada, presa, sem direito à vida?! Consegue imaginar um filho seu usado como cobaia?

Aqui podem ler com mais detalhe como e por que são efectuados os testes em animais, entre outras informações. Para as pessoas mais sensíveis: o site não contém imagens chocantes.

Existem muitas alternativas aos testes em animais.
Exemplodisso são as experiências in vitro, os testes em humanos voluntários, milhares de ingredientes já conhecidos como seguros. Pode ver outros métodos Aqui e Aqui.

Há quem defenda que testes em animais são o único método para garantir que o cosmético é seguro. Mas, e... as empresas que não testam em animais? Elas existem e estão no mercado, e seus produtos são tão ou mais seguros!

Para quem não sabe, é possível saber se uma determinada empresa testa ou não em animais. Basta visitar qualquer um deste sites: PETA, da Go Cruelty Free ou Leaping Bunny.

Esta informação aparece em muitos outros sítios por essa net fora, mas a grande maioria está desactualizada.


Que é contra testes em animais pode ajudar...

- A União Europeia em conjunto com a ECEAE estão a realizar uma campanha para banir totalmente essa prática da Europa até 2013. Podem ver mais informação aqui
- Outra forma de ajudar é simplesmente deixar de comprar marcas que testam em animais. Pode inclusive informar as mesmas (por e-mail, por exemplo) de que só volta a comprar quando abolirem os testes.

A partir de agora a escolha é sua... 

Fonte: http://lookaholic.wordpress.com/

2 comentários:

Tanita disse...

Sinceramente sinto-me muito pouco informada sobre estes assuntos, culpa minha porque nunca pesquisei...

Betty Gaeta disse...

Eu sou vegetaria, não vegana, e tenhoa maior preocupação com isto. Elimino toda e qualquer empresa que use animais em testes cosméticos. Só compro os cosméticos aprovados pela PETA.
Beijos 1000 e uma ótima 5ª-feira para vc.

GOSTO DISTO!